domingo, 17 de março de 2013

Sabem o que farei no próximo verão?

Uma vez um amigo me afirmou que a vida se assemelharia ao ofício de um equilibrista de pratos, com o profissional exercendo o dom da ubiquidade e multiplicando os esforços para manter cada objeto girando, se possível eternamente.

É assim que encaro meus projetos, diversos pratos giratórios sobre varinhas flexíveis. De vez em quando alguns se espatifam, mas na maioria dos casos, quase sempre contrariando as leis da física e do mercado, tudo funciona a contento e, tal como discos voadores do Spielberg, flutuam diante do meu nariz e me dexam extasiado.

Neste momento, posso falar de alguns dos pratos que giram em velocidades diferentes, mas já não correm o risco de quebrar.

ROMANCES
Reis de Todos os Mundos Possíveis (Draco).
Resolvi transformar minha novelinha de 2007, inicialmente lançada em capítulos aqui no blog, em algo maior e melhor acabado. Com introdução do pesquisador Éric B. Henriet, autor do compêndio sobre ucronia L’Histoire Revisitée, e um posfácio de minha autoria discorrendo sobre algumas peculiaridades da história, esse romance é minha “palavra final” sobre o universo Intempol, que criei em 1998. Como detalhe interessante, alguns personagens e situações da HQ Para Tudo Se Acabar na Quarta-Feira aparecem ou são citados. O romance já está no processo final de revisão pelas mãos de Leonardo Brum e será publicado neste semestre, pela Editora Draco. A capa, baseada em um conceito meu, está sendo finalizada pelo Erick Santos.

Rainha das Estrelas – Poder a Qualquer Preço
A continuação da novela publicada em 2012, na antologia Space Opera 2, que conta a história da derrocada do governo republicano instaurada pelos revolucionários liderados por Anton Argo, está em pleno processo de escrita e deve ser terminada no segundo semestre deste ano. O projeto, baseado nos fatos que sucederam a Revolução Francesa, é um romance de 200 páginas.

A Mão Que Pune
Esse já está a 60% do final e foi para a geladeira porque busco patrocínio para uma possível publicação em conjunto com uma nova versão, corrigida e ampliada, de A Mão Que Cria. Mas, como não consigo deixar uma história em paz até terminá-la, devo dar continuidade às (des)venturas do Ariano e seus inimigos em 2014, provavelmente junto a uma outra novidade sobre a qual ainda não posso falar (pois é, alguns mistérios não devem ser revelados).

 
HQ
One Pages Intempol
Ectô, o espírito da cidade, por Manoel Ricardo
Este ano tive uma ideia maluca, daquelas que me assolam de vez em quando: por que não ressuscitar o velho espírito de equipe dos primórdios do Projeto Intempol e desenvolver quadrinhos de uma página voltados para a Web, escritos por diversos autores e desenhados pelo Manoel Ricardo, aproveitando personagens da HQ Para Tudo Se Acabar na Quarta-Feira? Isso seria um belo interlúdio para a continuação – que se chamará Até Que Enfim É Sexta-Feira – e emprestaria um novo olhar para algumas situações do álbum. A primeira (que, ok, não é exatamente uma One Page, mas serve como introdução para todas as outras) seria uma história do Ectoplasma, nossa homenagem ao mestre Will Eisner, escrita por mim. Os autores envolvidos nessa empreitada, posso adiantar, são alguns dos mais talentosos e premiados do mercado nacional. E o melhor é que, com uma exceção, os roteiros já estão com o Manoel. Meninos, eu li, e são de babar!


Coelhos Comandos  
O ilustrador Lucas Toscano desenha esses coelhos antropomórficos armados até os incisivos desde que era um filhote. Assim que botei os olhos neles, percebi que havia muitas histórias a contar com os roedores e convenci o autor a me deixar escrever o plot para um futuro roteiro. O nível de detalhamento dos desenhos do Toscano me recordam, em alguns momentos, a insanidade gráfica de um Geof Darrow, e o potencial narrativo dos personagens seria próximo da genial série japonesa Apocalypse Meow, onde gatos substituem humanos na guerra do Vietnã.

Foi assim que nasceram São Pedro, Shiva e Aquiles, nossos protagonistas orelhudos, e que já estão em produção, pois o álbum foi aprovado como projeto de graduação no curso de desenho industrial da UFES. É uma satisfação participar desse processo como parceiro de mais um talento de terras capixabas.

1982
O ano é o título de um álbum, primeira parceria com a ilustradora Rosa Duval, que adapta para HQ meu conto Quadrophenia, publicado em 2008, no projeto Mojo. O contraste entre a violência do texto, que mostra pelos olhos de um jovem universitário um Brasil alternativo onde a ditadura militar durou mais do que devia, e as ilustrações da Rosa, na minha opinião, fazem desse um dos projetos mais radicais em que me envolvi. As páginas estão todas diagramadas e os textos devidamente editados para balões e recordatórios. Aguardem o tempo necessário, porque os testes de cor que vi estão muito legais e esse vale a pena.

PROJETOS ACADÊMICOS
Imágenes cómicas y procesos de cambio social en América Latina
Em 1012 coordenei em parceria com a Profª Drª Mara Burkart, da Universidad de Buenos Aires, esse simpósio sobre humor gráfico.  Pois bem, a antologia de artigos – advindos do Brasil, da Argentina, do Chile, Uruguai e México vai virar um livro, com introdução da Profª Drª Rosza Vel Zoladz. Mas vai sair apenas na espanha, pois no Brasil nenhuma editora se interessou, ao menos por enqunto.

2ª Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos
Estarei na segunda edição do maior evento acadêmico dedicado às HQs e congêneres. Capitaneado pelos professores Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos e Nobu Chinen, é uma honra participar desse evento, que é uma realização do Observatório de Histórias em Quadrinhos (ECA - USP), como parte da Comissão Científica.

E é isso. Num próximo post falarei sobre os contos e artigos que serão publicados em diversas antologias.

Stay tuned for more news!

PS (ATUALIZADO): Claro que tinha de esquecer de alguma coisa, né? A colega Profª Drª Cristiane Costa me lembrou pelo Facebook que também temos um projeto de livro sobre jornalismo gráfico em quadrinhos que está 95% pronto. Mais um para este ano conturbado...

2 comentários:

Leonardo Peixoto disse...

Reis de Todos os Mundos Possíveis foi publicado , Rainha das Estrelas - Poder a Qualquer Preço está quase saindo do forno e A Mão Que Pune só está esperando uma editora .
E os outros projetos citados ? Estou particularmente interessado em 1982 , devido ao seu cenário histórico alternativo !

Octavio Aragão disse...

1982 só depende da disponibilidade da Rosa. Mas, Leonardo, você bem que poderia fazer uma coisa para nós... que tal resenhar Reis de Todos os Mundos Possíveis ou algum outro livro nosso no site da Amazon? Isso aumenta a visibilidade e melhora as vendas.